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IMPRENSA

PROCESSO DE CRIAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEÇA INOVADORA
CREATION PROCESS: THE MAKING OF AN INNOVATIVE PIECE OF JEWERLY


Para produzir o colar de ouro com 200 canudos que emitem luzes, produzido com o uso do LED, finalista do maior concurso de ouro do país, o AuDITIONS 2010, Felipe Guerra teve um enorme desafio. A implantação da técnica inédita, que possibilitou incorporar os emissores de luz na joia, exigiu buscar diferentes alternativas que envolvessem os tradicionais processos milenares em ourivesaria e adaptá-los para uma tecnologia moderna, nunca antes explorada. Uma ideia arrojada, fruto da experiência em arquitetura do profissional, que assina um conceito diferenciado, o de arquitetura de joias.
Dois ambientes foram utilizados na execução desse ousado projeto: um ateliê de ourivesaria e um laboratório tecnológico. Ourives e técnicos altamente capacitados, trabalharam em paralelo, para produzir o colar.

It was a great challenge for Felipe Guerra to manufacture the golden necklace with 200 straws that emit light, which was made with the use of LED lights and was a finalist in the biggest contest of gold jewelry in Brazil: the Auditions 2010. For the introduction of the unprecedented technology, which allowed for the use of light emitters in the piece of jewelry, it was necessary to search for different alternatives that involved the traditional millennial procedures in jewelry making and to adjust them into modern technology which was never previously explored. A bold idea which is the result of the architectural experience of the professional who is responsible for creating a different concept: the architecture of jewelry. Two different spaces were used in the execution of this daring project: a jewelry studio and a technical lab. Highly qualified goldsmiths and technicians worked side by side in order to manufacture the necklace.


Conheça os detalhes do processo

Molde: o primeiro passo envolveu a criação do molde em cera, oco e em meia cana, feito para suportar os 200 canudos, todos os componentes eletrônicos do LED, além das dobradiças e do fecho da peça. Ele foi subdividido, numerado em partes e preenchido com gesso, endurecido no forno, em alta temperatura, formando um molde interno a partir da sobra da cera derretida, onde foi injetado o ouro líquido. Após dissolver o gesso em água e resfriar o material, as sobras foram limadas e as partes soldadas. O polimento e a instalação das dobradiças completaram o esqueleto da peça.

Canudos em ouro: A produção dos 200 canudos de ouro contemplou a técnica de trefilação.
O ouro puro, a liga em prata e o cobre foram fundidos para haver a fusão completa das partes. Ainda liquefeito, o material foi derramado em um molde de aço, formando pequenas barras de ouro, laminadas em tiras longilíneas para alcançar uma espessura mínima.
Para evitar que o material ficasse quebradiço, foi preciso executar o recozimento da peça, já que, quando laminado, o material dobrava de tamanho.

Learn the details of the procedure

Mold: the first step involved the creation of a hollow, half-round wax mold, which was made to hold up the 200 straws, all the electronic components of the LED lights, as well as the hinges and the clasp of the piece. The wax mold was subdivided, numbered in parts and filled with plaster, hardened in the oven under high temperature forming an inside mold from the remaining of the melted wax, where the liquid gold was poured. After dissolving the plaster in water and chilling the material, the remains were filed and the parts were welded. The polishing and installation of the hinges completed the skeleton of the piece.
Golden straws: The wire drawing technique was used for the manufacturing of the 200 golden straws. Pure gold, silver alloy and copper were melted in order to get the complete merging of the parts. The material, while still in the liquefied state, was poured in a steel mold and formed small golden bars that were rolled in long strips in order to reach a minimal thickness.
In order to avoid the material to get easily broken, it was necessary to reboil the piece, since the material doubled its size when it was rolled.


 
             
         
                                                                                                           
Nas dimensões desejadas, a lamina foi cuidadosamente moldada em uma barra de aço e recebeu marteladas leves. O ouro envolveu o molde e, ainda sem acabamento, o conjunto já tomava forma.
Now in the desired dimensions, the plate was carefully molded in a steel bar and it was lightly hammered. The gold surrounded the mold and the set was already taking shape even without the finishings.




                                                                                    
A trefilação, uma das etapas mais complexas, exigiu força física e consistiu na passagem da peça por uma matriz (fieira). Cada vez que o material passava por ela, esta era substituída por outra, de diâmetro menor até chegar ao diâmetro desejado do tubo.

The wire drawing technique, one of the most complex stages, required physical strength and it consisted in drawing the piece through a matrix (extruder). Each time the material was drawn through it, it was replaced by a smaller sized one until the desired diameter of the tube was reached.



Para o acabamento, uma lixa bem fina foi utilizada, passada em um único sentido em toda a superfície para criar o efeito fosqueado e contrastar com o polimento impecável da peça de suporte.
Depois de prontos, os canudos em ouro foram montados no esqueleto, previamente moldado, e já com furos de encaixe. Posicionados um a um pelo interior do esqueleto, demandaram também a aplicação de uma usada solda elétrica, que evitou danificar o acabamento realizado e garantiu a fusão das partes.  A joia estava pronta para receber os LEDs.

A very fine file was used for the finishings, and it filed the whole surface in one direction in order to create the matte effect and to contrast with the impeccable polishing of the supporting piece.
The golden straws, after being ready, were assembled in the skeleton previously molded and already with fitting holes. Positioned one by one through the interior of the skeleton, they also required the utilization of a used electric weld, which avoided damaging the complete finishings and ensured the merging of the parts. The piece of jewelry was ready to receive the LED lights.


          
                                                         
 
Para efetuar o acabamento de toda a parte eletrônica, foi efetuada a resinagem na parte inferior da peça, que ocultou os componentes eletrônicos.
Com os testes finais de durabilidade da bateria e da intensidade luminosa dos LEDs, realizados por Felipe Guerra, a joia estava pronta para desfilar na passarela. Uma peça inovadora, criativa, com design único, provando que a tecnologia pode abrir espaço para novas descobertas.

In order to do the finishings of all the electronic part, resin was applied at the bottom of the piece, which concealed the electronic components.
After the final tests of battery durability and luminous intensity of the LED lights, which were carried out by Felipe Guerra, the piece of jewelry was ready to be displayed on a catwalk. An innovative and creative piece with exclusive design that proves that technology can make room for new discoveries.