banner_luiza

ALTA JOALHERIA: O PODER NOS DESFILES DA ALTA COSTURA

Posted on 20:52 by Felipe Guerra | 0 comentários

Coleção da Van Cleef & Aperls reuniu 33 peças exclusivas 
Fundamentais nos desfiles da alta costura, as joias fazem parte das tendências apresentadas durante as mais importantes semanas de moda do mundo, atraindo a atenção do mais luxuoso e seleto grupo de fashionistas. Acessórios cada vez mais explorados por estilistas de grande maisons que movimentam uma indústria em constante expansão, os ornamentos são trabalhados de forma irreverente e ousada.
Peças luxuosas, apresentadas em preview nos desfiles do verão da alta costura em 2010, foram exibidas pela primeira vez na Bienalle des Antiquaires em Paris, tradicional evento que, além de reunir objetos de arte e joias antigas, dispõe de ornamentos exclusivos lançados pelas grandes maisons.  Destaque para a coleção da Van Cleef & Aperls inspirada nas viagens do escritor francês Jules Verne que trabalhou gemas preciosas como esmeraldas e diamantes, entre outras.  

ALTA JOALHERIA TRABALHA O ESTILO ROCK EM PEÇAS DE LUXO

Posted on 16:02 by Felipe Guerra | 0 comentários

Brincos Dior Joaillerie 

Forte tendência explorada cada vez mais por estilistas do meio fashion global, o estilo rock também está presente em peças lançadas por marcas da alta joalheria que usam a fantasia para inspirar algumas de suas coleções.
Símbolo desse estilo, a caveira, mais conhecida como “tête de mort”, termo francês utilizado por designers e estilistas do mundo inteiro, é trabalhada não somente em looks da moda, mas em joias que mesclam materiais preciosos e atendem aos consumidores do segmento de luxo.
Aplicada em ornamentos de grifes prestigiadas como a Dior, a imagem desperta o desejo de quem gosta de ousar. Fonte de inspiração para muitos criadores, é uma boa pedida para as fashionistas que buscam novidades.
Anel em prata lançado pela Dior Joaillerie 
                                                                                                                                                                                    
   

PROCESSO DE CRIAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEÇA INOVADORA

Posted on 15:56 by Felipe Guerra | 0 comentários

Para produzir o colar de ouro com 200 canudos que emitem luzes, produzido com o uso do LED, finalista do maior concurso de ouro do país, o AuDITIONS 2010, Felipe Guerra teve um enorme desafio. A implantação da técnica inédita, que possibilitou incorporar os emissores de luz na joia, exigiu buscar diferentes alternativas que envolvessem os tradicionais processos milenares em ourivesaria e adaptá-los para uma tecnologia moderna, nunca antes explorada. Uma ideia arrojada, fruto da experiência em arquitetura do profissional, que assina um conceito diferenciado, o de arquitetura de joias.
Dois ambientes foram utilizados na execução desse ousado projeto: um ateliê de ourivesaria e um laboratório tecnológico. Ourives e técnicos altamente capacitados, trabalharam em paralelo, para produzir o colar.

Conheça os detalhes do processo

Molde: o primeiro passo envolveu a criação do molde em cera, oco e em meia cana, feito para suportar os 200 canudos, todos os componentes eletrônicos do LED, além das dobradiças e do fecho da peça. Ele foi subdividido, numerado em partes e preenchido com gesso, endurecido no forno, em alta temperatura, formando um molde interno a partir da sobra da cera derretida, onde foi injetado o ouro líquido. Após dissolver o gesso em água e resfriar o material, as sobras foram limadas e as partes soldadas. O polimento e a instalação das dobradiças completaram o esqueleto da peça.
Canudos em ouro: A produção dos 200 canudos de ouro contemplou a técnica de trefilação.
O ouro puro, a liga em prata e o cobre foram fundidos para haver a fusão completa das partes. Ainda liquefeito, o material foi derramado em um molde de aço, formando pequenas barras de ouro, laminadas em tiras longilíneas para alcançar uma espessura mínima.
Para evitar que o material ficasse quebradiço, foi preciso executar o recozimento da peça, já que, quando laminado, o material dobrava de tamanho.


 
             
         
                                                                                                           
Nas dimensões desejadas, a lamina foi cuidadosamente moldada em uma barra de aço e recebeu marteladas leves. O ouro envolveu o molde e, ainda sem acabamento, o conjunto já tomava forma.
                                                                                    
A trefilação, uma das etapas mais complexas, exigiu força física e consistiu na passagem da peça por uma matriz (fieira). Cada vez que o material passava por ela, esta era substituída por outra, de diâmetro menor até chegar ao diâmetro desejado do tubo.



Para o acabamento, uma lixa bem fina foi utilizada, passada em um único sentido em toda a superfície para criar o efeito fosqueado e contrastar com o polimento impecável da peça de suporte.
Depois de prontos, os canudos em ouro foram montados no esqueleto, previamente moldado, e já com furos de encaixe. Posicionados um a um pelo interior do esqueleto, demandaram também a aplicação de uma usada solda elétrica, que evitou danificar o acabamento realizado e garantiu a fusão das partes.  A joia estava pronta para receber os LEDs.


          
                                                         
 
Para efetuar o acabamento de toda a parte eletrônica, foi efetuada a resinagem na parte inferior da peça, que ocultou os componentes eletrônicos.
Com os testes finais de durabilidade da bateria e da intensidade luminosa dos LEDs, realizados por Felipe Guerra, a joia estava pronta para desfilar na passarela. Uma peça inovadora, criativa, com design único, provando que a tecnologia pode abrir espaço para novas descobertas.

JOALHERIA APOSTA EM FILMES PUBLICITÁRIOS SUPER PRODUZIDOS

Posted on 20:49 by Felipe Guerra | 0 comentários

Tilda Swinton estreia comercial da Pomelatto 
A exemplo das estratégias usadas na divulgação de perfumes de luxo, o meio joalheiro começa a enxergar na super produção de filmes publicitários uma medida inovadora para atrair a atenção de um público seleto, que exige bom gosto.  Lançado recentemente para destacar as joias da label italiana Pomelatto, o curta-metragem “Colpo di Fulmine” que traz a participação da top Tilda Swinton, famosa pelo look andrógeno, abre espaço para uma maneira eficaz de difundir as  peças.
Diferente do que acontece geralmente no meio, quando altos investimentos são feitos em sessões fotográficas, publicadas nas principais revistas fashion internacionais, a ação tenta buscar o sucesso que marcas famosas de cosméticos alcançam com esse tipo de campanha. Convidar grandes diretores do cinema para realizarem estas produções é uma estratégia que dá certo. O lançamento do vídeo do perfume Miss Chèrie Dior, dirigido por Sofia Coppola, rendeu, além de muitos elogios, um aumento nas vendas do produto, depois de sua exibição. Percebendo isso, a Chanel convidou, neste ano, Martin Scorsese, para realizar o comercial do novo perfume masculino, Blue Chanel, iniciativa que chamou a atenção dos maiores formadores de opinião. 
  Para assistir os vídeos, basta clicar: Blue Chanel e Miss Chèrie Dior.