O PODER DAS JOIAS NO MERCADO DO LUXO E DA MODA
As joias são elementos indispensáveis nas maiores produções mundiais de moda, como as Fashion Weeks, realizadas anualmente em capitais como Paris, Nova York e Londres, que vendem um ideal comum de glamour: o desejo do poder, refletido pelo privilégio do que não é acessível a todas as mulheres mas aquelas que têm condições financeiras para alcançá-lo.
Para as maisons mais conhecidas do meio fashion mundial, a escolha da joia adequada ajuda a criar uma assinatura conceitual e levar cada desfile ao apogeu em elogios. Em eventos que promovem grandes nomes do cinema internacional, como o Festival de Cannes, grifes especializadas no setor joalheiro como a Van Cleef & Arpels, Cartier e Chopard, ou até mesmo as tradicionais em acessórios e roupas, como a Chanel e a Dior, apostam na divulgação de peças milionárias. Atrizes famosas que desfilam vestidos da haute couture são filmadas e fotografadas com colares, brincos e pulseiras em campanhas de marketing que contemplam cifras exorbitantes.
Estes ornamentos preciosos, objetos almejados por mulheres de todas as classes sociais, desempenham um papel fundamental na construção do segmento de luxo, que estimula o consumo do que é tendência e movimenta um volume impressionante de investimentos.
Símbolo eterno de prestígio econômico e social, o mercado joalheiro, juntamente com o fashion prova que este comércio luxuoso é poderoso e registra uma expansão surpreendente no Brasil. De acordo com pesquisas recentes, este segmento cresceu 12% em 2009 e deve fechar 2010 com um índice superior a 22%, representando um faturamento de mais de 13 bilhões de reais.
Créditos: Chopard
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